Se existe alguém no seu agregado familiar com alergia aos ácaros, provavelmente já passou por isto: dispensar todos os têxteis-lar, peluches e outros que possam acumular pó. 

No entanto, e apesar de impreterivelmente ser esta a recomendação dos profissionais de saúde a seguir, sabemos que não é possível evitar ter alguns destes objetos em casa.

Nestas situações, saiba qual a importância do tratamento anti-ácaros nos estofos, alcatifas e tapetes para prevenir e aliviar os sintomas de alergias.

O que são ácaros?

Os ácaros são uma espécie microscópica pertencente à família dos aracnídeos. Existem milhares de espécies descritas e ainda mais espécies não classificadas, sendo que os ácaros domésticos medem entre 0,2 a 0,5 milímetros.

Embora seja possível afirmar que os ácaros existem em todas as habitações e de forma transversal em todas as divisões, é nas zonas com mais detritos humanos e/ou animais que estão presentes em maior quantidade e se reproduzem mais depressa. 

Assim, sofás, tapetes, alcatifas, cortinas, colchões, almofadas, cobertores e roupa de cama são sítios com mais concentração de ácaros e que, por isso, mais tendencialmente despoletam alergias.

Mas, afinal, como se manifesta e distingue a alergia aos ácaros?

A alergia aos ácaros manifesta-se recorrentemente ao nível do sistema respiratório. Rinite, conjuntivite e, de uma forma mais complexa, a asma, podem surgir associadas a esta alergia. 

Como tal, espirros, nariz congestionado, tosse, olhos vermelhos, comichão e, em última análise, falta de ar, são sintomas frequentes e que alertam para uma eventual crise alérgica.

Esta pode ser despoletada por uma predisposição genética, bem como pela exposição frequente e/ou prolongada a ambientes com muitos ácaros (como o interior das casas e zonas de clima ameno).

Análises feitas por um especialista em alergologia rapidamente confirmarão a origem dos sintomas e tipologia de alergias.

A importância do tratamento anti-ácaros

No interior do lar, o pó é a principal origem de alergias. 

Porquê? Porque o pó é constituído por matéria inorgânica e orgânica, como partículas de descamação de pele humana e animal, fibras, esporos de fungos, vírus, insetos, restos de alimentos, plantas e ácaros. 

Por este motivo, é comum ouvir a expressão “alergia ao pó” como sinónimo de alergia aos ácaros. Na verdade, estes existem no pó e alimentam-se de partículas que o constituem, pelo que há uma relação direta de causa-efeito. 

Quanto mais pó, mais ácaros e, consequentemente, mais alergias.

Portanto – e apesar de não ser possível erradicar totalmente os ácaros – é completamente viável e necessário garantir a limpeza das áreas e tomar medidas preventivas para reduzir a quantidade e exposição aos ácaros.

Alergias: importânica do tratamento anti-ácaros

O quarto, a divisão que exige mais cuidados

O colchão é um dos sítios onde se acumulam e desenvolvem mais ácaros. Não será difícil perceber o motivo: é aqui que ficam detritos humanos como pele e cabelos, que alimentam os ácaros. Para além disto, a cama tem o ambiente e temperatura ideais para a sua reprodução.

Como tal, a roupa de cama tem de ser lavada frequentemente. O colchão deve ser limpo e aspirado regularmente. 

Tratamento anti-ácaros para colchões

O tratamento anti-ácaros em colchões, estofos, alcatifas e tapetes que não queremos ou podemos retirar de casa é, assim, fundamental.

Como funciona o tratamento anti-ácaros?

O tratamento selecionado e aplicado pela Biomex é composto por uma fórmula excecional, registada e aprovada pela E.P.A., com propriedades bactericidas, fungicidas e desodorizantes

Assim, apenas com uma aplicação, serão eliminados ácaros, acarídeos e as suas larvas.

Como já mencionado, não é possível erradicar permanentemente os ácaros das nossas habitações. Porém, ao ser aplicado depois de uma limpeza geral, este tratamento é efetivo durante 4 a 6 meses.

Outras medidas preventivas

  1. Mobiliário simples, com superfícies facilmente laváveis com um pano húmido;
  2. Remover objetos dispensáveis, como decorações, brinquedos, bonecos de peluche, livros, aparelhagens, entre outros;
  3. Limpeza frequente e, idealmente, não varrer o chão (aspirar);
  4. Utilizar máscara e preferir um aspirador com filtro anti-ácaros;
  5. Arejar a casa e assegurar uma boa ventilação;
  6. Utilizar um desumidificador em espaços com muita humidade (que favorece o desenvolvimento de ácaros); 
  7. Evitar o aquecimento excessivo da casa;
  8. Limitar os espaços em que os animais domésticos podem estar presentes.
Tratamento anti-ácaros para tapetes

Agende já o seu tratamento e assegure a sua saúde e a de que os rodeiam!

Leia também: