Uns gostam mais, outros menos… A verdade é que a limpeza doméstica não é das tarefas mais entusiasmantes.

Contudo, o que pode não reconhecer é que existem alguns erros e más práticas que ainda tornam este trabalho mais entediante e cansativo. 

Conheça os 10 erros de limpeza mais frequentes, para que os possa evitar no momento de limpar a casa.

Como limpar a casa?

Saber o que não fazer é, muitas vezes, tão ou mais importante do que estar consciente de todos os passos a dar.

Assim, conheça quais os 10 erros de limpeza frequentes que tem de evitar em sua casa:

  1. Não ter um plano de limpeza

Se não tem um plano e uma rotina de limpeza, como um determinado horário para concluir e ter tudo limpo, esta tarefa pode tornar-se quase interminável.

Saber por que divisão e tarefa começar é essencial para evitar a aleatoriedade e uma jornada de trabalho irracional. Na realidade, limpar sem um método é pouco eficiente e até pode surtir o efeito contrário ao desejado. 

  1. Tarefas de limpeza pela ordem errada

A par da ausência de uma rotina de limpeza, não saber que ordem dar às diferentes tarefas é muito comum. Aspirar e só depois limpar o pó, começar por lavar o chão e só depois varrer ou aspirar… Erros frequentes, que prolongam o trabalho de limpeza e o tornam pouco visível. 

Assim, aqui ficam importantes dicas: a limpeza tem que ser feita de cima para baixo e de dentro para fora.

  1. Não ter os produtos indicados para cada superfície ou objeto

Limpar sem ter os produtos de higiene e limpeza corretos consome o dobro do tempo e tem metade da eficácia, inclusive acarretando probabilidade de danificar os materiais em que são aplicados.

Garanta as melhores marcas e soluções para a sua casa, sem esquecer o potencial alergénico de cada um e ainda o risco químico associado, que deve ser acautelado ao máximo!

  1. Adiar a limpeza de objetos mais “exigentes”

Limpar os tapetes, os cortinados ou o colchão é uma tarefa mais complexa e, por isso, tendemos a adiá-la. 

No entanto, isto só levará a que a sujidade se acumule ainda mais, podendo despoletar alergias e originar outros problemas de saúde. Para além disto, os materiais degradar-se-ão mais fácil e rapidamente se não tiverem a manutenção correta.

Tal como qualquer outra mobília, por exemplo a lavagem de colchões deve estar na rotina de limpeza de casa.

  1. Não trocar com frequência esfregões, panos, escovas e outros acessórios de limpeza

Se a sujidade incrustada já é visível a olho nu, imagine a quantidade de germes e bactérias que se escondem em cada um dos materiais que utiliza para fazer a limpeza.

Isto significa que, ao reutilizar esfregões, panos, escovas e outros acessórios demasiadas vezes sem a higienização adequada estará a espalhar microrganismos por toda a casa!

  1. Acelerar os processos e não respeitar os tempos de atuação

Cada produto de limpeza tem as suas indicações e recomendações de aplicação. Assim, deve ler cuidadosamente as instruções, para perceber quais os métodos de utilização e tempos de atuação.

Se não as cumprirmos, provavelmente o produto não surtirá o efeito desejado e a limpeza será ineficiente.

  1. Iniciar programas de lavagem com máquinas sobrecarregadas

Colocar tapetes mais pequenos ou cortinados na máquina de lavar a roupa pode ser tentador… Sobretudo porque pode parecer mais barato. No entanto, esta é uma ideia errada.

Na maioria das habitações, as máquinas de lavar não estão preparadas para grandes cargas nem dispõem dos programas de lavagem mais indicados. Isto levará a que a lavagem seja deficiente, significando quase sempre peças mal lavadas, mais gasto de água, detergente e energia, para além do trabalho de retirar e voltar a colocar estas peças no seu sítio.

A solução? Considere uma limpeza de cortinados profissional, sem desmontagem!

  1. Lavar vidros em dias de sol

Pode parecer contraproducente, mas o melhor momento para limpar janelas e varandas é em dias de menos calor e sol

Na verdade, se optar por fazê-lo em dias soalheiros não terá nenhum problema de maior, mas irá aperceber-se de que os vidros ficam manchados! Isto acontece porque as temperaturas elevadas fazem o detergente secar demasiado rápido.

  1. Não confiar as limpezas a uma equipa especializada

Ou porque se receia abrir as portas de casa a pessoas desconhecidas, ou porque não se está seguro quanto ao investimento a fazer, a decisão de contratar uma equipa especializada em limpeza acaba frequentemente adiada.

Uma limpeza profunda, levada a cabo por especialistas técnicos e com recurso a produtos seguros e biodegradáveis, é essencial!

  1. Desvalorizar os tratamentos adicionais, como impermibializações e anti-ácaros

No interior do lar, o pó é a principal origem de alergias. Quanto mais pó, mais ácaros e, consequentemente, mais alergias.

Portanto – e apesar de não ser possível erradicar totalmente os ácaros – é completamente viável e necessário garantir a limpeza das áreas e tomar medidas preventivas para reduzir a quantidade e exposição aos ácaros.

No caso de existirem alergia, a importância do tratamento anti-ácaros nos colchões, estofos e tapetes é fundamental.

Já a impermeabilização de tecidos é a solução ideal para prolongar a vida e aspeto dos sofás, cadeiras, tapetes, alcatifas e cortinados.

Mais vale prevenir, do que remediar

As técnicas para limpar variam conforme o espaço, casa, dinâmica familiar… No entanto, estes são 10 erros de limpeza são simples de evitar! E, mais ainda, se recorrer a uma equipa especializada, que lhe garantirá os melhores resultados!

A melhor forma de perceber quanto custará um serviço de limpeza profunda é pedir um orçamento, que irá ao encontro das suas necessidades e objetivos. Desta forma poderá também aconselhar-se relativamente a tratamentos adicionais e complementares.

Contacte a Biomex® se necessitar de alguma recomendação ou então agende já diretamente o serviço de limpeza!