Ter um animal de estimação em casa é uma fonte inesgotável de alegria, companheirismo e momentos de ternura que enchem o nosso dia-a-dia de felicidade. No entanto, esta alegria não vem sem a sua própria “assinatura”: os pelos. E há uma pergunta que se levanta logo: como limpar pelo de animal dos sofás e tapetes?

Quem tem ou terá, em breve, a sorte de partilhar a sua casa com um amigo patudo sabe que, juntamente com os momentos de pura alegria, vêm os inevitáveis pelos que se instalam em toda a parte – lembrando-nos, constantemente, da presença de um animal em nossa casa. E embora seja muito fácil apaixonarmo-nos pelos nossos amigos de quatro patas, lidar com os pelos que se acumulam em sofás e tapetes é um desafio constante.

Por vezes, o mais difícil é saber o que fazer e por onde começar para se livrar dos pelos. Por isso, neste artigo vamos explorar estratégias eficazes e dicas práticas para lidar com a inevitabilidade dos pelos nos móveis lá de casa. Acompanhe-nos para descobrir tudo, e para tornar a presença do seu fiel companheiro ainda mais apetecível.

Como evitar a acumulação de pelo?

Embora estejamos dispostos a aceitar os pequenos desafios que vêm com a alegria de ter animais de estimação, a batalha contra os pelos pode, às vezes, parecer infinita. Por isso, enquanto dono dedicado, é natural que procure formas de prevenir a acumulação excessiva de pelo nos seus estofos, tapetes e móveis.

A verdade é que prevenir é a chave! Deixamos, de seguida, algumas dicas práticas para ajudar a evitar a acumulação de pelo:

  • Escove regularmente o animal;
  • Utilize capas de proteção ou cobertores nos móveis;
  • Garanta que o seu animal tem uma alimentação saudável e uma dieta equilibrada;
  • Ensine ao seu animal algumas regras básicas de comportamento;
  • Aspire as áreas de maior acumulação de pelo com regularidade;
  • Opte por ter em casa tapetes e passadeiras que sejam facilmente laváveis.

Como limpar o pelo de animal?

A procura por soluções que sejam realmente eficazes na remoção do pelo de animal é um caminho nem sempre simpático. Por isso, reunimos para si algumas técnicas que pode fazer você mesmo para facilitar a limpeza dos seus sofás e tapetes. Confira:

A procura por soluções que sejam realmente eficazes na remoção do pelo de animal é um caminho nem sempre simpático. Por isso, reunimos para si algumas técnicas que pode fazer você mesmo para facilitar a limpeza dos seus sofás e tapetes. Confira:

#1 – Rolo Adesivo

Um clássico eficaz. Estes rolos são uma maneira rápida e eficaz de remover pequenas quantidades de pelos de roupas e estofos.

#2 – Luvas de Borracha

Uma luva de borracha húmida pode ser uma aliada surpreendentemente eficaz! Calce a luva e passe a mão pela superfície afetada. Os pelos agrupar-se-ão para facilitar a limpeza.

Usar luvas de borracha pode ser uma maneira eficaz de remover os pelos de animal.

#3 – Bolas de Silicone ou Borracha

Bolas de borracha ou silicone podem ser utilizadas para agrupar os pelos em pequenas quantidades, tornando mais fácil recolhê-los.

#4 – Soluções para Borrifar

Uma solução de água com amaciador da roupa, ou uma solução de vinagre branco com água, podem ser borrifadas nos tecidos antes de remover os pelos. Isso fará com que os pelos fiquem mais macios e soltos, facilitando a sua limpeza.

#5 – Esponja de Melamina

Uma esponja de melamina humedecida também pode ser uma surpresa na limpeza de pelo de animal. Deverá ter um cuidado extra na limpeza de superfícies sensíveis.

Limpeza Profissional de pelo de animal

Se é daquelas pessoas que já tentou de tudo e, ainda assim, os pelos do seu patudo teimam em permanecer, poderá precisar de uma ajuda especializada. Enquanto as estratégias diárias são eficazes para manter a acumulação de pelo controlada, a necessidade de uma limpeza profunda regular não deve ser subestimada. Este processo vai realmente além da simples remoção dos pelos visíveis; por outro lado, limpa em profundidade, garantindo um ambiente verdadeiramente limpo e saudável.

Conheça melhor o nosso serviço de Limpeza Profunda e diga adeus aos pelos do seu patudo!

Limpeza Profunda da Biomex

Com um serviço profissional de Limpeza Profunda de Sofás e Tapetes no local, a Biomex é especialista no que toca à higienização. Graças às técnicas avançadas que utilizamos, garantimos a remoção segura de todas as substâncias que possam existir nos tecidos, incluindo o pelo de animal. Os nossos produtos permitem-nos limpar em profundidade, garantindo sempre o melhor resultado e o restauro da beleza, cor e salubridade dos seus estofos.

  • Utilização das tecnologias mais avançadas;
  • Utilização de produtos adequados e amigos do ambiente;
  • Profissionais especializados;
  • Personalização do serviço.
A limpeza profunda da Biomex permite a higienizar eficazmente os seus sofás e tapetes.

Outros serviços

Se partilha a sua vida com animais de estimação, saiba que há outros serviços da Biomex que poderão dar-lhe jeito ter por perto. Desde a Remoção de Odores à Impermeabilização, saiba de que forma estes serviços podem promover um ambiente seguro e acolhedor para toda a família – incluindo os membros mais peludos.

Descubra, ainda, como tirar o cheiro de urina de cão dos sofás e tapetes.

Cuidados a ter com diferentes materiais

Uma das vantagens dos sofás é que estão disponíveis numa variedade fascinante de tecidos, cada um com as suas características únicas. Quando se trata de lidar com pelos de animais, é crucial adotar abordagens específicas para preservar a qualidade e a aparência original de cada material. Ficam algumas orientações sobre como lidar com pelos em diferentes tipos de tecidos:

Couro:

Use uma escova macia para remover pelos soltos (caso contrário, poderá arranhar o material). Limpe o couro regularmente com um pano húmido para remover pelos e evitar que se acumulem.

Veludo:

Utilize uma escova de veludo ou cerdas macias para manter a suavidade do material enquanto remove os pelos. Combine com um acessório de escova macia no aspirador para uma limpeza mais profunda.

Algodão:

Aspire regularmente para evitar que os pelos se entrelacem nas fibras do tecido. Se o tecido permitir, lave-o, seguindo as instruções de cuidado.

Linho:

Use um acessório de escova suave ao aspirar para evitar danificar as fibras naturais do linho. Opte por métodos de limpeza mais suaves para preservar a integridade das fibras do linho.

Microfibra:

Use uma escova macia para evitar danificar as fibras finas da microfibra. Alguns estofos de microfibra só podem ser limpos a seco; outros podem ser lavados, desde que as instruções do fabricante sejam seguidas.

Tenha uma casa sem pelos de animal!

Ao partilhar o seu dia-a-dia com patudos, os pelos tornam-se inevitavelmente parte da história. Ao adotar estratégias diárias, cuidados específicos para tipos de tecidos e truques rápidos para situações específicas, estará no caminho para um lar onde a alegria da companhia dos seus animais de estimação não se perde na frustração de pelos indesejados.

Por isso, agora é o momento de colocar em prática todas as dicas que encontrou neste artigo. Elimine os odores indesejados, desfrute de um ambiente mais limpo e saudável e continue a criar memórias felizes com o seu companheiro de quatro patas.

E lembre-se: na Biomex entendemos a importância de manter um ambiente limpo e saudável, especialmente para aqueles com amigos de quatro patas. Além das dicas fornecidas, os nossos serviços especializados, desde a Limpeza Profunda à Remoção de Odores, são projetados para tornar sua casa ainda mais agradável e acolhedora!

Precisa de mais informações ou aconselhamento? Quer fazer um agendamento ou pedir um orçamento? Fale connosco! Quer seja por e-mail (info@biomex.pt), telefone (+351 219 616 534) ou preenchendo o formulário de contacto.

A Biomex tem uma equipa de profissionais experientes para o ajudar e responder a todas as suas perguntas. Não hesite!